6 soluções de software de facturação gratuito, em Português

Apesar de muitas vezes não ser respeitada, a obrigatoriedade de emitir facturas por serviços prestados e/ou produtos vendidos, é uma realidade cujo não cumprimento conduz à aplicação de coimas. Existem no mercado soluções de software de gestão comercial e facturação relativamente acessíveis. No entanto, considerando a actual conjuntura, muitas vezes mesmo os mais pequenos investimentos deverão ser ponderados – principalmente quando se tratam de micro ou pequenas empresas ou mesmo empresários em nome individual ou trabalhadores independentes.

Uma solução viável poderá ser a utilização de software de facturação gratuito. Felizmente o leque de opções tem vindo a aumentar e já são várias as soluções existentes totalmente gratuitas, que poderá e deverá considerar. No outro lado da moeda, muitas vezes incompreensivelmente, são muitas as pessoas que ainda têm medo de utilizar software gratuito, por receio que os mesmos não cumpram a legislação, que não garantam segurança e confidencialidade dos dados ou simplesmente porque “se é pago é porque é bom”.

Trazemos-lhe hoje uma artigo bastante completo com a apreciação de seis soluções de software de facturação totalmente gratuitos, para que fique mais esclarecido antes de tomar uma decisão final – entre comprar ou não e/ou qual a melhor opção. Para além disso indicamos-lhe onde fazer o download de cada software e onde encontrar informação mais pormenorizada.


1. Easy for You

2. Time Factura

3. MP-BIZ (também conhecido por Evaristo)

4. GARDÉNIA

5. Colibri

6. Primavera Express

1. Easy for You

fact_easy

Trata-se de um software desenvolvido pela multinacional BARON, com sede na Bélgica, distribuido em sete idiomas – Português, Inglês, Francês, Espanhol, Alemão, Italiano e Holandês. Apesar de bastante completo, tem uma interface visualmente pobre e não muito intuitiva, o que não facilita a sua utilização. Apresenta aspectos interessantes para um software gratuito, como por exemplo, a possibilidade de incluir na factura referências parapagamento por multibanco (ainda que de forma manual).

À versão base disponível para download gratuito, é possível adicionar inúmeros módulos, que permititirão dar novas funcionalidades ao software. Falamos por exemplo de envio de documentos por correio electrónico, realização de inventários, gestão de divisas, gestão de cobranças entre outros.

No entanto, da análise que fizemos realçamos um grande handicap, uma vez que nem no software instalado nem na ajuda online (que apesar de completa também não é intuitiva), encontrámos a possibilidade de módulo de exportação SAFT-PT, obrigatória desde 1 de Janeiro de 2008, pela portaria n.º 321-A/2007. Desta forma não aconselhamos a utilização deste software, caso se confirme que não existe realmente uma solução para a exportação SAFT-PT. Apesar de ter ficado “desclassificado” à partida, não quisemos deixar de referir esta solução, uma vez que poderá ser viável a resolução deste handicap.

Prós: Bastante completo; Disponível em sete idiomas

Contras: Não possui o módulo de exportação SAFT-PT!

Website: http://www.easyforyou.be/PT/stock.htm

Download: http://users.skynet.be/baron/download/easyforyou.exe

2. Time Factura

timefactura

O Time Factura é um software nacional, desenvolvido pela AC Logik, conceituada no desenvolvimento de relógios de ponto, controlo de acesso e protecção de dados, entre outros. Este software, apesar de gratuito, tem uma limitação que pode ser proibitiva para alguns utilizadores: utiliza o Microsoft Acess como motor da base de dados. Ora, se a ideia for investir o mínimo numa solução de facturação, apenas poderá utilizar esta se já tiver instalado o Acess ou então adquiri-lo para o efeito (o que representaria um investimento superior a inúmeras soluções de facturação comercial). A empresa comercializa outra versão do Time Factura que funciona com SQL, o que ultrapassa este problema, mas que (não é gratuita!).

Quanto à utilização, o Time Factura apresenta uma interface atractiva e intuitiva, o que facilita a sua utilização. Possui o módulo de exportação SAFT-PT e é multi-utilizador, multi-empresa e multi-posto. Para além do manual em PDF incluido, tem um fórum de suporte que esclarece a maioria das dúvidas mais pertinentes. Outro aspectos negativo, mas não impeditivo da sua utilização, é termos que visualizar publicidade no software.

Prós: Software gratuito, multi-utilizador, multi-empresa, multi-posto; Fórum de suporte.

Contras: Necessita do Microsoft Acess.

Website: http://www.aclogik.com/software/time_factura.html

Download: http://acfiles.ptservidor.org/aclogik/TimeFactura-PT.exe

3. MP-BIZ (também conhecido por Evaristo)

evaristo

O MP-BIZ, também conhecido como Evaristo (em homenagem à mítica frase do filme Pátio das Cantigas – “Ó Evaristo, tens cá disto?”, é desenvolvido pela empresa nacional Memória Persistente.  Assume-se como “o primeiro componente de uma série de aplicações para suprir as necessidades das Pequenas e Médias Empresas”, e como “a solução ideal para quem sente a necessidade de ter maior controle sobre o seu Negócio”. É um Sistema de Gestão inteiramente gratuito, simples e fiável.

Como aplicação recente e inteiramente produzida de raiz, permite tirar partido das mais modernas tecnologias ao nosso dispor de maneira a torná-lo tão parametrizável (isto é, adaptável às necessidades do Cliente) quanto possível. No entanto, a facilidade com que o utilizador final poderá parametrizar o software à sua medida já poderá ser mais discutível – um utilizador comum encontrará dificuldades neste campo.

Prós: Muito completo e flexível e promete ser o primeiro de mais componetes de getsão de PME.

Contras: Difícil de instalar e de parametrizar, nomeadamente em personalizar documentos.

Website: http://www.memoriapersistente.pt/opensource/mp-biz/index.html#topo

Download: http://www.memoriapersistente.pt/opensource/mp-biz/download.html#topo


4. GARDÉNIA

gardenia

Também já aqui tínhamos falado no GARDÉNIA, um software de gestão comercial, desenvolvido pela empresa portuguesa GOTHAM – é livre e gratuito, distribuído sob licença open-source.

É disponibilizado em duas versões (ambas grátis): GARDENIA Desktop Edition e GARDENIA Enterprise Edition. As versões são semelhantes no seu funcionamento do lado do utilizador, no entanto distintas no lado do desenvolvimento. Enquanto a instalação do GARDENIA Desktop Edition é mais simples, distribuída num pacote de instalação, o GARDENIA Enterprise Edition é uma JAVA WEB Application e tem uma instalação mais complexa, necessitando por exemplo de um a base de dados relacional (FirebirdSQL).

Prós: Open source, uma boa opção para desenvolvedores.

Contras: Nada a assinalar.

Website: http://www.gotham.pt

Download: http://www.gotham.pt/site

5. Colibri

colibri

O Projecto Colibri é um software de Gestão Comercial escrito em linguagem JAVA. De produção portuguesa, este é um software multi-plataforma – testado em Windows, Linux e MAC OS, multi-utilizador, multi-empresa, multi-moeda, multilingue -  e multi-base de dados.

Os testes de desenvolvimento foram efectuados simultaneamente sobre Windows, Linux e MAC OS, o que garantirá a sua estabilidade. Quanto aos idiomas suportados, é possível a extensão a qualquer língua – actualmente está disponível o Português e brevemente será disponibilizada a língua inglesa (segundo informação no site). No que diz respeito às bases de dados, são suportadas PostgreSQL, SQLServer e MySql e é possível suporte a outras bases de dados – os testes de desenvolvimento foram realizados em PostgreSQL.

O Colibri tem algumas particularidades que poderão ser importantes no que à produtividade diz respeito, como o output directo para PDF, a optimização da utilização do teclado ou o motor de pesquisa e filtros avançado.

Prós: Multilingue, multi-plataforma, multi-base de dados.

Contras: Há quem refira dificuldades na instalação e parametrização.

Website: http://projectocolibri.com

Download: http://projectocolibri.com/download

6. Primavera Express

primavera

Também já aqui tínhamos publicado um artigo sobre o Primavera Express, falamos por último do software de facturação gratuito que talvez mais impacto tem causado no mercado. à reputação que tem granjeado, não é por certo alheio o facto de ser desenvolvido pela reconhecidíssima multinacional Primavera Software, que disponibiliza assim uma versão básica, totalmente gratuita e funcional, da sua linha de facturação e contabilidade.

Prós: Manual do utilizador; Helpdesk de apoio (grátis); Credibilidade da Primavera Software.

Contras: Nada a assinalar.

Website: http://www.primaverabss.com/pt

Download: http://tinyurl.com/6xx696


http://acfiles.ptservidor.org/aclogik/TimeFactura-PT.exe

21 Comments

  • Edgar Mabui
    Posted 24 de Setembro de 2010 at 12:19 | Permalink

    Estou fazendo um trabalhoi de pesquisa na faculdade e estou interessado no software para fins de pesquisa

  • Posted 1 de Novembro de 2010 at 10:07 | Permalink

    Olá Edgar,

    Tal como no caso do Primavera, em que já respondi ao seu comentário, para fazer o download de qualquer dos software indicados, bastará seguir as ligações indicadas no artigo e seguir as instruções indicadas na página das empresas responsáveis pelo programa.

    Caso tenha alguma dúvida não hesite em perguntar.

    Cumprimentos

    minacio

  • Raul Cardoso
    Posted 4 de Março de 2011 at 18:14 | Permalink

    Tem agora um programa novo o Gescom Enterprise Express completamente gratuito e com certificação. Eles têm também uma contabilidade. Têm aqui o link
    http://www.inforlider.com/infoproducts.aspx?xmlname=gescomenterpriseexpress
    Só experimentei a demo, é muito completo e intuitivo mesmo.

  • José Mendes
    Posted 10 de Março de 2011 at 10:35 | Permalink

    Porque não usa os da inforlider? Eu estou a usar e estou muito satisfeito, é profissional, gratuito e já está preparado para a certificação de software. Acho que é o primeiro software profissional com certificação grátis.

    podes fazer o download em http://www.inforlider.com

  • Daniel Alves
    Posted 15 de Março de 2011 at 15:32 | Permalink

    Como software de facturação, recomendo também o weoInvoice, por ser online, gratuito, e estar certificado pela DCGI.
    Vale a pena experimentar!

    http://www.weoinvoice.com

  • alex
    Posted 23 de Março de 2011 at 20:41 | Permalink

    Olá amigo vi seu blogo , para ja vi o colibri e a versão gratuita não deixa fazer a importação . e seu link aqui ja nao funciona…
    Fui neste aqui e esta la os detalhes.

    http://www.projectocolibri.com/software/comparativo-versoes

  • Miguel Coelho
    Posted 29 de Março de 2011 at 21:59 | Permalink

    Publique também o Gescom Enterprise Express da inforlider.
    Eu vi num outro site e por curiosidade fiz download.
    Sem duvida que de todos os softwares é o melhor, pelos seguintes motivos:
    Compras a fornecedores, muito fácil de usar, Vendedores, Vendas, pode-se criar os tipos de documento que quiser, com poucas limitações e muito completo.

    Estou muito satisfeito, pois para uns biscatos usava recibos verdes, mas vou passar a gerir a facturação através deste programa…

  • Margarida Soares
    Posted 8 de Abril de 2011 at 8:56 | Permalink

    Eu estou a experimentar o Gescom Express da inforlider.
    parece-me razoavelmente completo, pelo menos tem compras entre outras opções.

    obr,

  • Sofia Reis
    Posted 4 de Maio de 2011 at 15:12 | Permalink

    Do programa “Primavera Express” posso assinalar que tem alguma complexidade na configuração e na navegação do sistema.
    Outro ponto desfavorável será o facto de não se poder personalizar os documentos a não ser que se se adquira o Cristal Reports (bastante dispendioso) ou então pagar 90-180€ por cada documento ao Apoio ao Cliente da Primavera (tem serviço de personalização de documentos) …

  • Posted 2 de Julho de 2011 at 18:36 | Permalink

    Boa tarde Sofia,

    Obrigado pela sua visita e pelo comentário que por certo será útil para esclarecer outros visitantes.

    Cumprimentos,

    minacio

  • Osvaldo Vieira
    Posted 19 de Julho de 2011 at 19:02 | Permalink

    Primavera Express
    Contras: Não permite facturação multi-moeda.
    Por isso vamos abandoná-lo!

  • Pedro Melo
    Posted 19 de Julho de 2011 at 22:18 | Permalink

    O Primavera além de não ser multi moeda, o que hoje em dia é básico, tem tambem o obice de usar Crystal Reports. Esta ferramenta é poderosissima mas não para quem quer um freeware. Devo ainda acrescentar a dificuldade de fazer o setup inicial bem como de repor backups. Não aconselho… mais ainda para quem pretender no futuro evoluir para o Primavera.

  • Daniel Alves
    Posted 7 de Agosto de 2011 at 18:36 | Permalink

    Recomendo o weoInvoice.
    É um software de facturação online e gratuito.
    Simples, prático, intuitivo e permite gerir não só as facturas como ter uma ferramenta de apoio à decisão no negócio.
    É certificado pelas Finanças.

  • carlos santos
    Posted 13 de Novembro de 2011 at 23:30 | Permalink

    gostaria de acrescentar algumas lacunas na vossa apreciação

    primavera express -contras nao tem help desk gratuito

    colibri gardenea ou evaristo :nao encontrei instruçoes apenas um manual de algumas paginas para apenas a complicada instalação do colibri
    para ter acesso a um livro instruçoes destas aplicaçoes é necessario pagar.e nao é pouco.

    o time factura: contras: se instalar a versao gratuita tem que ter o ofice logo trata-se de um software que fica bem caro
    repare se tem uma auditoria vai ter que mostrar o software com o acess ele poderá perguntar onde esta a licença do ofice.

    o easy for you é um produto estrangeiro e sem representação nacional.
    o visual é muito diferente do normal .
    acenta num principio de modulos que sao comprados e ai é que fica caro, bem mais caro do que o primavera.

    eu por exemplo fiquei vou ficar pelo time factura em sql que traz stocks.
    em caso de problemas sempre podem enviar um email. e tem forum.

    mas se nao prescisasse de stock ai ficaria com o primavera express .

    espero ter ajudado na obtençao da soluçoes que parecem gratuitas.

  • João Sousa
    Posted 22 de Novembro de 2011 at 18:25 | Permalink

    Vou partilhar a minha experiência.
    Usava o Primavera Express, mas nunca o achei intuitivo.
    Decidi procurar na internet e encontrei o Gescom Enterprise da Inforlíder.
    fiz o download, activei, vem pré configurado e é muito mais simples e completo do que o Primavera, além de oferecerem os seguintes funções:
    Backups em servidor dedicado
    Facturação multi-moeda
    Explorador fácil e intuitivo.
    Função para importar dados de outros programas
    Suporte na instalação do programa (algum erro que possa surgir)
    Actualizações automática Gratuitas (podemos dar uma sugestão e eles analisam se devem ou não aplicar no programa)
    Tem POS e gestão de oficinas automóveis (está interligado com o Autodata, mas eu nao soube configurar)
    Permite actualizar em tempo real os câmbios das moedas (ilimitadas)

    Enfim, acho que foi uma boa opção, aliás, eu à uns dias tive uma dúvida e foi-me respondida “por sorte acho :)” mas de qualquer forma vou subscrever um contrato de assistência porque de facto o programa é muito bom, e não quero que amanha aconteça algum problema e não saiba resolvê-lo.

    Recomendo sinceramente experimentarem este Gescom Enterprise Express

    Cumprimentos,
    João Sousa

  • JD
    Posted 7 de Dezembro de 2011 at 16:33 | Permalink

    COLIBRI

  • Hugo Monteiro
    Posted 13 de Dezembro de 2011 at 2:19 | Permalink

    Já uso o primavera Express à algum tempo, e tenho que admitir ser excelente.
    Exige alguma habituação, mas comparativamente ao da Inforlider (que quando fui testar nem o mapa de iva me dava) está muito á frente.

  • Marcio
    Posted 3 de Fevereiro de 2012 at 8:44 | Permalink

    Minacio, eu procurarei ser mais claro que a Sofia Reis. O Primavera Express é um pesadelo a nível de usabilidade. Eu diria que é, provavelmente, a pior coisinha que alguma vez existiu. Por trás, existe claramente a mentalidade: “É de borla, por isso, tá bom assim.” –

    Interface, Utilização, Usabilidade – Muito má. (deviam ter vergonha). Era algo que se poderia acrescentar na parte onde está “Nada a acrescentar”. Nos contras” :)

    Até porque, e convenhamos, Ainda está para nascer o software que não tenha problemas. :)

    Abraço. ;)

  • Posted 14 de Abril de 2012 at 12:07 | Permalink

    Obrigado pela opinião Márcio! :)
    Acrescento apenas que este artigo foi escrito há bastante tempo, e desde essa altura surgiram no mercado muitas e boas soluções também gratuitas.
    Abraço

  • Posted 14 de Abril de 2012 at 12:49 | Permalink

    Caro João,
    Obrigado pela sua opinião que por certo poderá ajudar outros leitores.
    Abraço,
    minacio

  • Posted 14 de Abril de 2012 at 13:06 | Permalink

    Caro Carlos,
    Muito obrigado pela sua contribuição que por certo ajudará outros leitores.
    Abraço,
    minacio

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • Páginas

  • Categorias

  • Arquivo